terça-feira, 8 de julho de 2008

3ª manga válida (08/07/08)



Mais uma vez, fomos cedo para a descolagem Sul. O dia parecia bastante bom e, à medida que íamos subindo, as esperanças de se fazer uma boa manga iam aumentando. Quando chegámos, o número de pilotos que lá estavam era ainda bastante baixo e as respectivas asas estavam praticamente todas no saco. Com a experiência dos últimos dias, ninguém se queria precipitar.

E ainda bem que assim o fizeram. Depois de um primeiro briefing nessa descolagem, o director de prova decidiu que, com a direcção de vento que havia naquele momento, a descolagem “Fakir” (N/NW) seria a mais indicada. Os pilotos pegaram então no seu equipamento e deslocaram-se para a outra descolagem. O tempo passava e alguns pilotos começavam a comparar aquela situação com outras semelhantes que se tinham passado nos últimos dias de voo e em que o resultado final tinha sido não voar.

Mais um briefing e outra decisão que deixou alguns pilotos mais impacientes: iríamos novamente para a descolagem Sul. Segundo Xavier Murillo, membros da organização tinham estado a analisar as condições nessa descolagem e seria mesmo a melhor opção. A partir daí, tudo se passou com grande dinamismo. O briefing final, onde se definiram horários, não demorou muito a acontecer (era 12:45); foi ainda anunciado que a abertura da janela seria às 13 horas. Ninguém perdeu tempo.

Quando se começou a descolar, o tecto estava bastante baixo e a térmica era muito fraca. Os quase 150 pilotos juntaram-se todos num espaço bastante limitado. No entanto, tanto pilotos, como “espectadores”, ficaram deslumbrados com a imagem de mais de cem a asas a subir na mesma térmica.

A frente prevista para o meio da tarde começava a ver-se ao longe. As nuvens altas começam a tapar o céu e o dia ia “morrendo” aos poucos. Alguns pilotos foram ainda apanhados nessa sombra; para além disso, por questões de segurança, o director de prova decidiu terminar a manga antes da dead line. Com esta decisão, vários pilotos que chegaram à meta não pontuaram como tal. Dos portugueses, chegou o Cristiano, o Cláudio e o Américo que ficaram a meio da tabela, conseguindo ainda assim manter o 10º lugar na classificação geral por equipas e reduzir a diferença de pontos para as equipas que se encontram até ao 5º lugar.

Com as previsões para amanhã, pensamos que não será um dia voável. No entanto, os dias seguintes parecem bastante promissores, havendo ainda possibilidades para três mangas válidas até ao fim da prova. Se assim for, a hipótese de a Equipa de Portugal conseguir um bom lugar neste campeonato é bastante grande.

Resultados Geral (depois da 3ª manga válida):

Américo Sousa – 32º

Cláudio Virgílio – 38º

Paulo Nunes – 81º

Cristiano Pereira – 82º

Nuno Virgílio – 97º

________

Portugal – 10º