sábado, 12 de julho de 2008

Manga válida (12/07/08) - último dia

Acabou mais um Campeonato Europeu de Parapente. Com a equipa portuguesa a aumentar o rendimento de dia para dia, o resultado final (o 6º lugar que está no site oficial pode não estar correcto) acabou por ser demonstrativo do excelente desempenho dos pilotos nacionais.

A última manga, de cerca de 50 quilómetros num percurso sempre na área de Niska Banja, com a meta nessa localidade voltou a correr bastante bem a Portugal. Todos os elementos chegaram à meta numa verdadeira prova de velocidade em que cruzaram a linha de tempo mais de 120 pilotos. Os três que pontuavam para a EP conseguiram classificar-se nos vinte primeiros, sendo que o Américo Sousa fez o 6º tempo, não conseguindo no entanto validar esse mesmo tempo por poucos metros, passando assim para a 19ª posição.

A França foi a grande vencedora deste europeu. Com o ouro na categoria individual (Greg Blondeu) e por equipas conseguiu superar a Suíça, grande candidata ao título. A Itália alcançou o terceiro lugar.

Portugal conseguiu assim a melhor classificação numa prova de categoria FAI I de sempre, um 7º ou 6º lugar (a posição final da Rep. Checa é ainda uma incógnita), ficando à frente de equipas como Áustria, Grã-Bretanha e, no caso de se confirmar o 6º lugar, da República Checa. Depois deste excelente resultado, os pilotos vão continuar a trabalhar para representar Portugal no estrangeiro. O Campeonato do Mundo, no México, está cada vez mais próximo e a motivação da EP é cada vez maior.

A Equipa de Portugal queria ainda agradecer a todos os que enviaram comentários de apoio, comentários esses que eram lidos todos os dias com grande prazer. Fizeram com que os pilotos se sentissem em casa, o que aumentou muito a sua confiança. A continuar assim, um dos lugares do pódio vai ser nosso no México.