sexta-feira, 4 de julho de 2008

Dia de voo cancelado (04/07/08)

A reunião dos team leaders foi às 8:30, hora habitual. Eram 9 e ainda não tínhamos notícias. Enquanto esperávamos por informações sobre a que horas iríamos subir para a descolagem, vimos a equipa da Suíça a entrar para dentro da carrinha sem asas e com toalhas ao ombro. Aí percebemos, não iria haver manga. Quando o Fernando Amaral chegou, confirmou aquilo de que já todos desconfiávamos. A entrada de uma frente e a possibilidade de ocorrência de trovoadas impossibilitava à partida a realização de uma manga, não se tendo subido sequer para a descolagem.

Nesse briefing matinal tinha estado a ser discutida a justiça (ou falta dela) na manga do dia anterior, na sequência de uma reclamação apresentada pela equipa da Suécia, não aceite pelo director de prova. Nesta reclamação, afirmou-se que, devido à falta de organização no momento da descolagem, muitos pilotos teriam sido prejudicados, perdendo logo à partida boas oportunidades de ficar bem posicionados na classificação. Várias equipas demonstraram o seu apoio, subscrevendo um protesto dirigido ao júri de competição, que vai ponderar a anulação ou não da respectiva manga.

O dia seria, portanto, de turismo. Decidimos ir conhecer melhor Nis, a segunda maior cidade sérvia, e que fica a cerca de 10 quilómetros de Niska Banja. Tentámos visitar um campo de concentração da 2ª Guerra Mundial, mas só conseguimos encontrar um monumento construído em homenagem àqueles que foram executados durante esse período. Decidimos então estacionar a carrinha e andar um pouco a pé no centro da cidade. Depois de visitar o castelo e termos que nos abrigar num café de um aguaceiro que veio acompanhado de trovoada, fomos procurar um local para jantar. Encontrámos um restaurante italiano, já ocupado pela equipa norueguesa e pela alemã, onde comemos umas pizzas e um fondue de chocolate, oferta da casa, para sobremesa.


Quando a chuva abrandou um pouco, voltámos para casa. As previsões para amanhã voltam a não ser muito animadoras. Mas previsões são apenas previsões e só de manhã poderemos saber se o dia irá ser cancelado como hoje, ou se a organização vai tentar definir uma manga.