quinta-feira, 10 de julho de 2008

Manga cancelada (10/07/08)



Hoje parecia que ia ser diferente. As previsões eram boas: tecto aos 2600 metros, com alguns cúmulus, o vento era fraco de manhã e aumentava durante a tarde, mas sem ficar muito forte. A vontade de voar, depois dos últimos dias, era muita. Subimos para a descolagem um pouco mais tarde, visto que o dia se iria atrasar um pouco devido à fraca intensidade do vento.

Quando chegámos à “Fakir”, as coisas pareciam mesmo encaminhadas. Todos os pilotos já lá estavam, o director de prova reuniu-se com o comité de pilotos pouco depois para definir a manga e por volta das 11 da manhã tinha lugar o primeiro briefing. A manga seria composta por quatro balizas, com algumas pernas com vento de lado, e as restantes com vento de costas. Como as condições eram boas, a organização preparou um percurso mais complexo, sem, no entanto, usar transições contra-vento. Seria usado um sistema de múltiplos starts, processo já habitual naquela descolagem devido ao pouco espaço que tem.

Depois de os wind dummies terem começado a subir, definiu-se a abertura da janela para as 13:30. O primeiro start seria às 14 horas e a partir daí, durante três horas, haveria starts de 20 em 20 minutos. Os pilotos foram descolando por ordem da classificação geral neste campeonato. As primeiras térmicas estavam bastante desorganizadas e com alguma deriva, mas quando se conseguia subir mais um pouco, já não era tão complicado. O Américo Sousa e o Cláudio Virgílio saíram com o grupo da frente e os restantes elementos esperaram um pouco mais para conseguirem estar bem posicionados quando começassem a corrida.

Estava tudo a correr bem até aqui. De repente, ouve-se no rádio: “The task is cancelled due to strong wind in turnpoint two”. A informação dada pelo Xavier Murillo foi retransmitida aos pilotos, que aterraram imediatamente. Por esta altura, o Américo e o Cláudio estavam a cerca de três quilómetros da segunda baliza, muito bem posicionados no grupo da frente. Os restantes pilotos, tendo começado a prova mais tarde, estavam também bem posicionados.

Na opinião do Américo e do Cláudio, a manga não devia ter sido cancelada. Mais ainda, ninguém estava à espera de tal decisão: “Há aquelas mangas que são duvidosas, em que uma pessoa voa sempre à espera que seja cancelada, e adequa a estratégia a tal decisão. Mas hoje não, hoje estava tudo a correr muito bem e as condições não justificavam o cancelamento”. O vento estava de acordo com as previsões, não mais forte que nos dias em que se realizaram mangas válidas.

Da equipa portuguesa e da alemã, ninguém percebe o porquê do cancelamento da manga. As previsões para amanhã parecem bastante boas. Ainda há duas mangas possíveis e possibilidade de subir alguns lugares na classificação.Se a meteorologia deixar, a vontade de voar não falta.