terça-feira, 1 de julho de 2008

1º dia de competição - cancelado (01/07/08)

A meteorologia não ajudou no primeiro dia do Campeonato Europeu de Parapente. Há alguns dias que as previsões indicavam a possibilidade de trovoadas para hoje. Apesar disso, a subida para a descolagem fez-se por volta das 11 da manhã. Já lá estavam bastantes pilotos, com o equipamento praticamente pronto para voar.

Também os pilotos portugueses se apressaram a preparar o equipamento. Apesar das dúvidas que tinham praticamente todos os que lá estavam sobre a potencialidade do dia, não se podia perder tempo. A qualquer momento a janela poderia abrir e assim já ninguém era apanhado de surpresa. Depois disto, reunimo-nos todos à espera de mais informações por parte do director de prova.

Enquanto esperávamos, as nuvens começaram a desenvolver-se, começando a ser possível ver alguns congestus por cima da descolagem. Por volta da uma da tarde, Xavier Murillo, o responsável pelo briefing, chama os pilotos. Foi feita uma homenagem a Dimitri Maslenikow, o piloto russo que perdeu a vida na última prova da PWC, em Castejón de Sos. Foram ainda dadas algumas informações aos pilotos sobre o modo como iria decorrer a prova. Ao perguntar se havia alguma questão, um trovão ressoou ao fundo. Ao ouvir isto, Murillo não teve qualquer dúvida: o dia de voo estava cancelado.

Os pilotos arrumaram então as asas e regressaram a Niska Banja. A tarde ia ser de descanso. As previsões para o dia de amanhã parecem bastante mais animadoras. Se tudo correr, como se espera, a 1ª manga do Campeonato da Europa de Parapente 2008 será disputada dentro de apenas algumas horas.