sexta-feira, 11 de julho de 2008

Manga válida (11/07/08)

Hoje correu bem. Hoje correu muito bem. Mas, por momentos, pensámos que se ia passar a mesma coisa que se passou nos últimos dias. Subimos à mesma hora para a descolagem. As previsões indicavam vento fraco de Norte, mas havia uma possibilidade de os ciclos térmicos se sobreporem ao vento meteorológico. Então, como a descolagem virada a Sul é mais espaçosa, a organização decidiu levar para lá os pilotos. Mas a decisão não foi a mais acertada. O vento realmente entrava algumas vezes de frente. Mas também entrava de costas; às vezes, nas duas direcções ao mesmo tempo, e o resultado eram dust devils. Mudámos então para a “Fakir”. Os pilotos começaram logo a pensar que o mesmo que se tinha passado nos outros dias se ia passar hoje: andamos de uma descolagem para a outra e acaba por não se voar.

Mas desta vez não foi assim. Ao chegar à “Fakir”, a manga definida no briefing realizado ainda na descolagem Sul manteve-se. O percurso seria de 64 quilómetros, duas balizas e teria a meta perto de Vlasotince, a Sul de Nis. O sistema de múltiplos starts seria usado novamente, com intervalos de 15 minutos entre cada. Apesar da fraca intensidade, o vento entrava de frente já há alguns minutos. O céu, com bastantes cumulus na zona da descolagem, deixava os pilotos com a esperança de um bom dia de voo. Saíram os wind dummies, a térmica já existia, abriu-se a janela. Os primeiros pilotos a descolarem, onde se encontravam o Américo Sousa e o Cláudio Virgílio, conseguiram sair num ciclo bom e subiram logo até à base da nuvem. Depois houve uma altura mais “morta”, que foi quando saíram o Cristiano Pereira e Paulo Nunes; demoraram bastante mais tempo que os restantes pilotos, mas eventualmente conseguiram subir. O Nuno Virgílio, que descolou um pouco depois, conseguiu, juntamente com mais quatro pilotos, ir logo para o tecto.

Pouco antes da 2ª baliza, o Nuno já tinha alcançado o grupo da frente, recuperando assim 15 minutos, tendo em conta que tinha saído um start depois desse grupo. Conseguiu ultrapassar muitos pilotos, que aí se encontravam, na transição final e ficou em 3º lugar na manga, subindo assim cerca de vinte lugares na classificação geral. O Cláudio e o Américo chegaram logo a seguir, conseguindo assim fazer uma excelente pontuação para a equipa. O Cristiano e o Paulo, que tiveram bastante azar no ciclo em que descolaram, fizeram grande parte do voo sozinhos, num dia bastante complicado, tendo em conta que a zona da descolagem era a única que tinha nuvens, térmica era lá mais forte e o tecto mais alto. Ainda assim, conseguiram ficar a apenas três quilómetros do golo, um grande resultado naquelas condições.

Em relação aos resultados finais, Portugal conseguiu o primeiro lugar nesta manga, com 2427 pontos, passando assim para o 7º lugar da geral, seguido da França (2408 pontos), que conseguiu superar a Suíça e alcançar assim o primeiro lugar na classificação geral. Neste momento, e com uma manga possível pela frente, estamos a cerca de 200 pontos da República Checa e a cerca de 500 da Eslovénia. As previsões são bastante boas e os pilotos estão mais motivados que nunca. Continuar a voar assim é suficiente para que mais algumas equipas fiquem para trás. Amanhã é o último dia de prova e vamos de certeza acabar o europeu em grande. Hoje foi um dia bom. Amanhã vai ser excelente.


Resultados geral

Américo Sousa – 23º

Cláudio Virgílio – 25º

Nuno Virgílio – 73º

Paulo Nunes – 90º

Cristiano Pereira – 92º

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Portugal – 7º