sábado, 5 de julho de 2008

Mais um dia cancelado (05/07/08)

Apesar das previsões pouco animadoras, ficou decidido no briefing matinal que hoje se iria subir para a descolagem. Eram 9 da manhã e estávamos todos prontos para sair de casa. As nuvens estavam muito baixo e havia muita humidade no ar; havia ainda o problema do vento forte que se poderia sentir durante todo o dia. Ao chegar à descolagem virada a N/NW, apercebemo-nos de que todos os pilotos estavam a ficar ali. Saímos também.

As asas, espalhadas pela descolagem, ainda dentro do saco, davam a entender a pouca vontade de voar de muitos dos pilotos presentes. Afinal, a base das nuvens estava pouco acima da descolagem. Esperou-se então pelo briefing. Quando a organização decidiu chamar os pilotos, tinha já uma manga definida, ainda que provisória. Apenas com uma baliza, o objectivo era fazer uma manga rápida e curta, a fim de tentar evitar os desenvolvimentos que poderiam surgir durante a tarde. No entanto, nenhum horário de abertura da janela tinha sido definido; quase nenhum piloto acreditava já que isso fosse acontecer.

Passados alguns minutos, Xavier Murillo chamou novamente os pilotos: confirmava-se, o dia ia ser cancelado. As previsões de trovoada no percurso previsto para a manga forçaram, mais uma vez, ao cancelamento do dia. Como o tecto continuava muito baixo e as condições bastante fracas, devido à humidade que se verificava, alguns pilotos fizeram um voo directo para a aterragem e outros decidiram descer de carro.

Eram três da tarde e decidimos ir até Belgrado, que fica a pouco mais de 200 quilómetros do sítio onde estamos a ficar. Eram mais ou menos 17h quando lá chegámos. Estacionámos a carrinha e fomos passear um pouco pelo centro. Não podíamos ficar muito tempo, pois amanhã é dia de voo (finalmente, com boas previsões) e a viagem ainda era longa. Jantámos e viemos embora.


De regresso a Niska Banja, passámos pelo secretariado para saber se havia novidades. O protesto sobre a manga de há dois dias tinha sido recusado pelo júri de prova. A manga continua a ser, deste modo, válida. As previsões para amanhã são bastante animadoras. A equipa tem então oportunidade de corrigir a prestação menos boa da primeira manga válida e subir alguns lugares na classificação.