quarta-feira, 2 de julho de 2008

2º dia de competição, 1ª manga cancelada (02/07/08)

Ainda não foi desta que a competição arrancou. Segundo dia de prova, segundo dia cancelado, desta vez com a janela já aberta.

O dia começou igual aos outros; a importância das rotinas é enorme num ambiente de competição e a equipa de Portugal sabe disso. Depois de o Fernando Amaral chegar do briefing matinal destinado aos team leaders, subimos para a descolagem virada a Sul. Ainda não eram 11 da manhã quando lá chegámos. Havia já alguns pilotos a prepararem o equipamento, mas o espaço era ainda muito, pelo que foi possível aos pilotos portugueses escolherem o local onde colocar a asa. A partir daí foi esperar pelo briefing.

Os últimos carros a chegar foram os da organização, e nessa altura já havia algumas térmicas. Nesse intervalo de espera foi possível à equipa técnica ter uma pequena conversa com os pilotos, antes de os mesmos iniciarem o processo de concentração. Por volta do meio-dia, Xavier Murillo chama os pilotos para o briefing. A manga iria ser um percurso com pouco mais de 70 quilómetros e duas pernas contra-vento, uma delas no final da manga. Com o vento a aumentar para os 5 ou 6 m/s para o final da tarde, a transição final para a meta iria ser um pouco complicada. Ter-se-ia que ganhar bastante altura na penúltima baliza e depois fazer as transições para a última baliza e para a meta sem ganhar mais altura.

Os primeiros wind dummies saíram. Nessa altura, a térmica estava bastante fraca e o vento entrava de lado, por vezes de costas. Ainda assim, havia de vez em quando uns ciclos de frente que permitiam aos pilotos saírem. Quando a janela abriu, por volta das 12:30, os pilotos começaram a descolar. Agora o vento já não entrava de frente; a maior parte do tempo era de lado e algumas vezes de costas. Ainda assim, muitos pilotos insistiam em descolar. Depois de um “arborizanço” e várias saídas falhadas, muitos pilotos começaram a protestar: a janela foi suspensa. A organização ainda tentou mudar de descolagem depois de a janela ter sido aberta, mas acabou por alterar a decisão. O vento acabou por não entrar de frente e, a 30 minutos do start, a manga foi cancelada.

No entanto, a maior parte dos pilotos não perdeu tempo. Pegaram nas asas e foram para a outra descolagem, virada a W/NW. As condições de voo estavam aparentemente boas e havia a possibilidade de fazer mais um voo de treino antes do início das mangas pontuáveis. Muitos dos pilotos que descolaram aproveitaram a manga definida pela organização e retiraram-lhe uma das pernas contra-vento; o voo seria assim bastante mais tranquilo e a chegada à meta seria mais acessível. O Cláudio e o Nuno chegaram no grupo da frente, o Américo e o Cristiano não conseguiram completar a manga e o Paulo Nunes não descolou.

De forma a corrigir alguns dos problemas que têm surgido nos últimos dias, a subida para a descolagem amanhã, nos carros da organização, vai ser por volta das 9 da manhã. Deste modo, a realização de uma manga será bastante mais provável.



Para terminar, a Equipa de Portugal gostaria de agradecer todos os comentários de apoio que têm deixado no blog e que lemos todos os dias. Obrigado por nos fazerem sentir em casa!